Escolha uma Página

A BANDA

O GRUPO BENTO VEIGA E A VELHA RAIZ APONTA NA CENA NACIONAL COM DOSES NECESSÁRIAS DE ROCK, FRESCOR E EUFORIA.

Bento Veiga e a Velha Raiz nasceu do encontro de Bento Veiga (voz, violão, piano e acordeon), André Bassoli (guitarra), Victor Toledo (contrabaixo) e Gustavo Bordignon (bateria). O nome do grupo pode até remeter algo do passado, mas o que o quarteto, formado por um paulista, um paranaense e dois cariocas, mira é um futuro musicalmente próspero e, claro, seu lugar na efervescente cena musical contemporânea.

Na intenção de fazer fluir a música nas veias de diferentes gerações, abusam da brasilidade nas letras e criam um som que mistura diversos gêneros musicais, de diferentes décadas, como os inigualáveis anos 70 e 80 e, claro, as experimentações do que há de moderno no mundo da música — um trabalho de reunião da vivência de cada integrante. Formada em 2018, a banda tem como marca do seu som o uso do acordeon no pop rock progressivo, buscando inspiração no rock and roll inglês e na música brasileira. Em resumo, é uma banda com referências antigas querendo falar de coisas novas.

Enquanto prepara o disco de estreia, Bento Veiga e a Velha Raiz chega à famosas plataformas digitais com os singles ‘Viúva Negra’ — canção que, de acordo com Bento, uniu a banda – e ‘A Canção do Sonhador’ .

Ao vivo, Bento Veiga e a Velha Raiz imprime a verve musical de cada integrante, num roteiro amalgamado por canções autorais e clássicos que ganham vida nova a partir dos improvisos que acentuam a apresentação contagiante do grupo — destaque para os medleys irreverentes que nos convidam à cantar e se entregar ao bom e velho e novo rock’n roll.

 Bento Veiga e a Velha Raiz
Bento Veiga | Voz, violão, piano e acordeon
André Bassoli | Guitarra
Victor Toledo | Contrabaixo
Gustavo Bordignon | Bateria

BENTO VEIGA
O Jovem multi-instrumentista, nascido em Olaria e criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, teve seu primeiro contato com música na coletânea “Music Of The Millennium” ainda criança. Com 14 anos, iniciou os estudos na área musical tocando contrabaixo. Após explorar outros instrumentos, se viu na necessidade de compor e, desde então, nunca mais parou. Bento também se aperfeiçoou no canto e desde 2017, além de tocar violão e acordeon, o músico é vocalista da banda ‘Bento Veiga e a Velha Raiz’ — grupo que criou e com quem lançou dois singles, “Viúva Negra” e “A Canção do Sonhador” – ambas disponíveis nas principais plataformas digitais. O quarteto prepara o primeiro álbum da banda.

No #player do Bento toca > Jim Morrison, Paul McCartney, Barão Vermelho, Caetano Veloso, Titãs, Los Hermanos, Raul Seixas e Gilberto Gil.

 

ANDRÉ BASSOLI
Natural de Catanduva (SP), André Bassoli reside no Rio de Janeiro há 5 anos, onde vem trilhando com frescor sua trajetória como músico. Iniciou seus estudos musicais aos 14 anos e desde então desenvolve um trabalho primoroso com o instrumento que escolheu para a carreira, a guitarra. André também canta e é vocalista da banda carioca King Tape, além de ser o guitarrista da banda ‘Bento Veiga e a Velha Raiz’ e estar presente nos shows e, claro, nas criações e gravações do grupo.

No #player do André toca > Paralamas do Sucesso, Raul Seixas, Beatles e Pink Floyd.

 

VICTOR TOLEDO
Carioca, Victor cursa Audiovisual nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e é baixista da banda ‘Bento Veiga e a Velha Raiz’. Aos 7 anos, na oficina musical no colégio, aprendeu percussão e deu início à sua vida musical. Aos 10, começou a fazer aula de bateria e violão. Mais tarde, formou sua primeira banda com amigos do colégio. Em 2009, começou a estudar baixo. Na banda Divisa fez shows e gravou o CD de estreia, “Marco Zero”, com produção de Esteban Tavares e Marco Lafico. Passou por bandas como Dog’s Face e Drops96. Em 2018, foi convidado para tocar na International Beatleweek de Liverpool como baixista da banda Gui Lopes Band.

No #player do Victor toca > Stevie Wonder, Rolling Stones, Beatles, Red Hot Chili Peppers, Braza, Selvagens a Procura da Lei e Humberto Gessinger. 

 

GUSTAVO BORDIGNON
Nascido em Cascavel, no interior do Paraná, Gustavo Bordignon começou a tocar bateria com 8 anos na escola onde estudava, muito influenciado pelas bandas que seu pai ouvia. Com 11 anos, ganhou sua primeira bateria e passava horas na casa de seus avós tentando aprender músicas que ele ouvia. Aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, e teve que deixar a paixão pelo instrumento de lado por um tempo. Já na faculdade conheceu André Bassoli, que na época procurava um baterista para a banda. Foi quando Gustavo ingressou na ‘Bento Veiga e a Velha Raiz’.

No #player do Gustavo toca > Metallica, Black Sabbath, Led Zeppelin e Raimundos.

 

Fotos dos componentes da banda de Ana Paula Magalhães